População em Situação de Rua cresce 211% na última década.

Ana Paula Rios apesenta no palco do SescRJ os desafios da reinserção social da população em Situação de Rua

O nosso desafio é diário!

Na última década a população em situação de rua cresceu 211%. Os dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apontam o crescimento entre 2012 e 2022.

Atualmente mais de 281 mil pessoas vivem nas ruas do país. Só na capital do Rio de Janeiro mais 7000 pessoas estão nessas condições, conforme o último censo da Prefeitura Desse total, 43% estão foram parar nas ruas por conflitos familiares. Esse número mostra que a criação de vínculos é essencial para a reinserção social dessas pessoas.

Os vínculos sociais são importantes para todos, mas são especialmente importantes para as pessoas em situação de rua. Esses vínculos podem fornecer às pessoas em situação de rua um senso de pertencimento, apoio e motivação.

Conhecer melhor uma pessoa em situação de rua é um dos primeiros passos para ajudá-la na reinserção social. Ao conhecer a pessoa, você pode entender suas necessidades e desafios, e pode começar a orientá-la sobre as oportunidades disponíveis. Além de construir uma relação de confiança, essencial para o sucesso da reinserção social.

Atuando há 7 anos nessa área, venho batendo na tecla de alguns possíveis caminhos para ampliar as chances da reinserção social de pessoas em situação de rua. A criação de vínculos é uma delas. Precisamos dedicar mais tempo para conhecer e entender as dores desse público e, a partir desse ponto, traçar estratégias de apoio.

A reinserção social deve ser encarada como um processo de curto e médio prazo. Isso significa que não basta apenas oferecer abrigo e comida para as pessoas em situação de rua. É preciso investir no desenvolvimento de tecnologias sociais e olhar cada cidadão de forma multi e interdisciplinar.

A criação de vínculos, o entendimento das dores do público e o enfoque na reinserção social como um processo de curto e médio prazo são alguns dos possíveis caminhos para ampliar as chances da reinserção social de pessoas em situação de rua.

Trabalhar com reinserção social de pessoas em situação de rua não é fácil, mas é importante. Se cada um fizer a sua parte, podemos ajudar mais pessoas a reconstruir suas vidas e começar uma nova trajetória digna.

Siga o LinkedIn do Instituto LAR, e conheça uma das 10 melhores ONGs de pequeno porte do Brasil, em 2022

Siga nossas redes sociais

Leia mais artigos