Transformando Vidas: Como Ajudar o Instituto LAR a Fazer a Diferença

Cena de doação de alimentos

O Instituto LAR é uma organização dedicada a transformar vidas e oferecer apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade. Se você deseja fazer a diferença e contribuir para essa causa nobre, aqui estão algumas maneiras de ajudar:

1. Seja um Doador

Contribua financeiramente para o Instituto LAR. Sua doação pode ajudar a manter as atividades semanais, a fornecer alimentação e suporte para aqueles que mais precisam. Mesmo pequenas contribuições fazem uma grande diferença.

2. Voluntariado

Participe ativamente como voluntário. O tempo que você dedica pode impactar positivamente a vida de alguém. Ajude na preparação de alimentos, ofereça suporte em diferentes áreas ou compartilhe suas habilidades profissionais. Atualmente a equipe possui mais de 60 voluntários ativos e você pode fazer parte disso também. Temos times para diferentes atividades, encontre aquele que mais se adeque a você e sua disponibilidade.

3. Atendimento Individual

Ofereça cuidados essenciais. Isso pode incluir fornecer roupas, produtos de higiene pessoal ou simplesmente ouvir as histórias das pessoas que frequentam o Instituto LAR. O acolhimento primário é uma das atividades do Instituto, nele oferecemos: banho, corte de cabelo, doação de roupas e kits de higiene.

4. Atividades em Grupo

Participe da organização das atividades recreativas do Instituto LAR, oficinas de arteterapia, música, palestras informativas, rodas de conversa, reuniões de apoio a dependentes químicos, além de passeios externos e eventos culturais totalmente gratuitos para os beneficiários do Instituto. Isso ajuda a promover o senso de pertencimento e esperança.

5. Apoio ao Trabalhador

Participe da capacitação e orientação profissional daqueles que precisam encontrar uma renda para sair das ruas. Ajude os beneficiários a desenvolver habilidades, preparar currículos e encontrar empregos. Aqui no Instituto são oferecidos oficinas e cursos de atualização, orientações sobre o mercado de trabalho e acesso à justiça por meio dos plantões jurídicos, que resolvem pendências com documentação, dão entrada em benefícios e garantem os direitos dos assistidos.

6. Alimentação Básica

Nutrir corações e corpos. Contribua com alimentos não perecíveis, organize campanhas de arrecadação ou participe de programas de distribuição de refeições. O Instituto Lar já forneceu mais de 111 mil quentinhas, movimentando 110 toneladas de alimentos em seus 7 anos de existência.

Faça parte dessa Transformação

Como fazer doações?

Fazer doações para o Instituto LAR é uma maneira direta de contribuir para o bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade. Aqui estão algumas opções para fazer sua doação:

  1. Doação Financeira: Contribua com um valor monetário. O Instituto LAR utiliza esses recursos para manter as atividades semanais oferecidas à população em situação de rua.
  2. Doação de Alimentos e Produtos: Além de dinheiro, você pode doar alimentos não perecíveis, roupas, produtos de higiene pessoal e itens básicos. Verifique com o Instituto LAR quais itens são mais necessários.
  3. Campanhas Específicas: Muitas vezes, o Instituto LAR realiza campanhas específicas para atender necessidades urgentes. Fique atento às redes sociais e ao site oficial para saber como contribuir.

Posso doar móveis?

Não, O Instituto LAR não realiza e nem recebe de móveis. Sempre consulte diretamente as redes oficias do LAR.

Posso doar roupas?

Sim. Você pode ajudar dessa forma, porém, o Instituto LAR recebe apenas doações de itens masculinos, agasalhos e acessórios. Em caso de dúvida consulte as redes oficiais do LAR. Doe roupas limpas e em boas condições. Elas serão distribuídas para as pessoas atendidas pelo Instituto.

Como minha empresa pode ajudar?

Envolver sua empresa pode fazer uma grande diferença.

Conheça o trabalho de empresas que apoiam o Instituto LAR

Considere as seguintes opções:

  1. Parcerias Corporativas: Sua empresa pode estabelecer parcerias com o Instituto LAR para apoiar projetos específicos, oferecer voluntariado corporativo ou doar recursos.
  2. Campanhas Internas: Promova campanhas de arrecadação de alimentos, roupas ou fundos entre os funcionários. Incentive a participação ativa da equipe.
  3. Voluntariado Empresarial: Organize eventos de voluntariado com seus colaboradores. Eles podem ajudar em atividades práticas no Instituto.

Temos diferentes projetos que, de forma pontual ou continuada, auxiliam as pessoas em situação de rua a recuperar sua dignidade, cidadania e identidade social. Faça parte deste recomeço e ajude a transformar a vida de centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Como Ajudar Depois de uma Crise Ambiental?

Após uma crise ambiental, como enchentes ou deslizamentos de terra, o Instituto LAR desempenha um papel crucial no apoio às vítimas. Veja como você pode ajudar:

  1. Doações Emergenciais: Contribua com doações específicas para ações de socorro imediato. Isso inclui alimentos, água, roupas e itens de primeira necessidade.
  2. Voluntariado de Mão na Massa: Se você tem disponibilidade para o trabalho, ofereça seu tempo na organização, logística e distribuição dos itens arrecadados.

Lembre-se de que cada gesto conta. Juntos, podemos continuar transformando vidas por meio do Instituto LAR.

Siga nossas redes sociais

Leia mais artigos